Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

O programa contém duas grandes áreas de concentração: Sistemas de Informação e Sistemas de Energia Elétrica. Dentro destas áreas de concentração, o programa apresenta suas respectivas linhas de pesquisa.

  • Área de Concentração: Sistemas de Informação

Nesta área de concentração poder-se-á abordar qualquer tema de pesquisa relacionado à coleta, ao processamento, à análise, à organização e à transmissão de dados que representam alguma informação de um fenômeno físico. Os temas de estudos desta vertente, cujo enfoque é bastante abrangente, serão as técnicas inovadoras que podem ser consideradas pontos-chave no projeto e no desempenho de sistemas de informação. Além dos conhecimentos específicos de cada linha de pesquisa, esta área de concentração exigirá do aluno um bom domínio em ciências de base tais como matemática, física, linguagens de programação e de probabilidade.

(1) Linha de Pesquisa: Sistemas de Comunicação

Imagem de uma antena de transmissão branca em área de campo com céu azul e montanhas ao fundo. Esta imagem traz uma representação da linha de pesquisa Sistemas de Comunicação.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver as mais avançadas e recentes tecnologias para sistemas e redes de comunicações. Em particular, serão enfocados sistemas de comunicações sem fio e ópticas. No que concerne às comunicações sem fio, esta linha de pesquisa abordará temas recentes e emergentes tais como rádio cognitivo, sistemas cooperativos, sistema MIMO,  gerenciamento de recursos, processamento de sinais e técnicas de cross-layer, porém sem excluir outras áreas correlatas e de interesse para o setor. No que se relaciona às comunicações ópticas, esta linha de pesquisa abordará temas como sistemas e dispositivos ópticos quânticos, portas lógicas ópticas baseadas em não-linearidade de acopladores, etc.

(2) Linha de Pesquisa: Algoritmos e Computação Distribuída

Imagem que apresenta vários servidores de grande porte formando um cluster de um datacenter. Esta imagem traz uma representação da linha de pesquisa Algoritmos e Computação Distribuída.

Essa linha de pesquisa reúne temas de pesquisa os quais tem como objetivos: avançar o estado da arte da computação em si, desenvolver modelos de sistemas computacionais e técnicas para tratar e analisar esses modelos, bem como desenvolver pesquisas relacionadas a ambientes de processamento paralelo e distribuído. Nesse contexto, dentro dessa linha de pesquisa estão reunidos os seguintes temas: algoritmos, inteligência artificial, processamento de sinais, teoria dos grafos, teoria da computação e sistemas distribuídos.

 

  •  Área de Concentração: Sistemas de Energia Elétrica

Esta área de concentração está envolvida com a pesquisa, projeto, instalação e operação de equipamentos e sistemas de potência, objetivando o processamento e o controle da energia elétrica. Os profissionais desta área possuem habilidades de largo espectro, tais como a capacidade de avaliar as possibilidade e eficiência do aproveitamento de fontes renováveis de energia que permitam complementar as fontes convencionais, permitindo reduções de impacto ambiental, bem como a melhor administração dos recursos não renováveis. A avaliação e desenvolvimento de novas técnicas de controle e processamento estático da energia elétrica, objetivando o aumento da qualidade e eficiência energética, passam por diversas etapas desde a modelagem, simulação, desenvolvimento e construção de novas tecnologias.

(1) Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência

Imagem de aglomerado de antenas de transmissão de energia de alta voltagem. Esta imagem traz uma representação da linha de pesquisa Eletrônica de Potência.

Aplicações de eletrônica à sistemas de potência através da pesquisa e desenvolvimento de novas topologias de conversores estáticos para aplicações industriais, fontes estabilizadas de energia elétrica e fontes de energia elétrica para telecomunicações. Trata-se ainda de estratégias de controle clássico ou moderno visando o acionamento de máquinas elétricas e o condicionamento da energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis, tais como: geradores eólicos e painéis fotovoltaicos.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo